O que é a Consulta Pública do DCRB – etapa Modalidades?
Conforme orientação do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizará a Consulta Pública do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) – volume 3, etapa Modalidades, durante o período de 13 de junho à 12 de julho voltada às comunidades escolares e à sociedade civil em geral, visando o aprimoramento e a qualificação do documento, pois, dessa forma, fica assegurada a transparência, a legitimidade e a participação dos/as interessados/as no processo.
Quais os critérios para contribuir na Consulta Pública?
- Não serão consideradas contribuições que tenham caráter político partidário, ofensivos, discriminatórios e que desrespeitem os Direitos Humanos.
- Serão analisadas as contribuições de caráter educacional e pedagógico e, portanto, poderão ser consideradas.
- Não serão considerados comentários sobre infraestrutura escolar, carreira docente, financiamento da educação ou quaisquer outros que não tenham relação direta com a proposta do documento.
- Serão avaliadas as contribuições que complementem as habilidades da BNCC, para que melhor se relacionem aos objetos de conhecimento propostos, aos temas integradores (contemporâneos) do currículo ou aos contextos territoriais.
- Serão avaliadas contribuições que proponham novas habilidades para o DCRB, para que melhor se relacionem aos objetos de conhecimento propostos, aos temas integradores (contemporâneos) do currículo ou aos contextos territoriais.
- Serão considerados comentários que se refiram à estrutura do documento, tais como: a ordem dos capítulos, elementos gráficos e a organização das habilidades. Serão analisados os questionamentos acerca do conteúdo dos textos introdutórios e dos organizadores curriculares.
Para saber mais sobre a Consulta Pública, acesse o Guia do Participante clique aqui.